quarta-feira, 3 de maio de 2017

Organização de Procura de Órgãos deve ser instalada no ABC

Por Vivian Silva


A fundadora do Instituto Paulista de Educação em Saúde (IPES), Wilma Maria de Moraes, participou de uma reunião com o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Fabio Palacio, no último dia 19, para tratar da implantação de uma Organização de Procura de Órgãos (OPO) na região. A ideia é que o local seja responsável por todos os pacientes e possíveis doadores de órgãos do ABC.

Wilma (ao centro) durante reunião no Consórcio | Foto: Divulgação/Consórcio
Wilma antecipou ao Ponto Final que a OPO deve ser instalada no Hospital Estadual  Mário Covas, em Santo André, mas ainda não há uma data exata para isso. “Nosso objetivo é implantar uma OPO na região, com uma equipe que esteja disponível 24 horas para cuidar das questões relacionadas ao transplante de órgãos”, afirma a fundadora do IPES.

O Governo do Estado será o principal responsável pelos custos da implantação, mas por se tratar de uma organização do terceiro setor será possível receber “incentivos fiscais e doações em espécie”, explica Wilma.

De acordo com estimativas da entidade, cerca de 1.020 pessoas aguardam transplantes de órgãos nas sete cidades do ABC. 

Sobre o IPES

Fundado em 2010, o IPES é uma associação civil de assistência social, sem fins lucrativos, criado para idealizar projetos sociais, promover seminários e campanhas de prevenção e esclarecimento voltados à saúde. A entidade atua com foco na sensibilização para incentivo à doação de órgãos e tecidos para transplantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário