Por Vivian Silva
O Anfiteatro Heleni Guariba (Praça IV Centenário, s/nº, Centro), em Santo André, sedia nesta quinta-feira (18) o 1º Encontro LGBT da Cidade de Santo André, das 15h às 22h, com o tema Políticas Públicas LGBT no Enfrentamento a Homofobia e a Transfobia. A iniciativa é da ONG ABCD’s (Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual), em parceria com a Prefeitura de Santo André.
De acordo com o presidente e fundador da ONG, Marcelo Gil, a criação de políticas públicas específicas para a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT) é fundamental para erradicar a violência que afeta este público. Em junho, setembro e novembro também estão programados novos encontros para abordar temas ligados a população LGBT.
Programação do encontro | Imagem: Divulgação |
"Esses encontros prevalecem justamente para você abrir o diálogo de políticas públicas para a população LGBT. Nós esperamos que com esses encontros a Prefeitura de Santo André crie a Coordenadoria LGTB que, até o momento, está em estudo. E, com isso, ocorram algumas mudanças positivas para a população LGBT”, afirma Gil.
A reportagem do Ponto Final procurou a Prefeitura de Santo André, para mais esclarecimentos sobre uma possível Coordenadoria ou assessoria LGBT, mas até o momento não tivemos retorno.
Números
Segundo a ONG ABCD’s, este ano, a entidade recebeu cerca de 132 denúncias sobre casos de transfobia (92) e homofobia (40). São Bernardo do Campo e Santo André lideram o ranking de denúncias.
Gil explica que o grande número de casos de transfobia deve-se a um outdoor da empresa Pedaços de Amor, com conteúdo transfóbico (mostrava uma mulher – de costas - em frente a um mictório com a frase "Pirataria é crime”), que foi instalado no ABC. Na ocasião, a ONG ABCD’s entrou com ação no Ministério Público e no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). A placa foi retirada posteriormente.
Encontro no Consórcio
Em referência ao Dia Internacional de Combate a Homofobia - celebrado nesta quarta-feira (17) - o Consórcio Intermunicipal Grande ABC realiza um debate sobre as demandas regionais de políticas públicas para a comunidade LGBT da região, das 9h às 12h. O evento é direcionado aos representantes dos poderes Executivo e Legislativo e para a sociedade civil. O encontro ocorre na sede da entidade que fica na Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André.
Nenhum comentário:
Postar um comentário