quinta-feira, 11 de maio de 2017

Semasa faz diagnóstico preventivo em 43 pontes de Santo André

Da Redação

O Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) está realizando um programa de diagnóstico preventivo em 43 pontes que cruzam rios e córregos de Santo André. O objetivo é detectar problemas que possam comprometer a segurança das construções e, assim, agilizar manutenções e evitar transtornos como os que a cidade já enfrentou este ano – duas pontes que cruzam o rio Tamanduateí, na avenida dos Estados, sofreram danos estruturais irreversíveis.

A definição das 43 pontes foi feita por técnicos da autarquia, que priorizaram as construções com idade mais avançada, trânsito intenso e já com alguma suspeita de anomalia. Ao todo, Santo André tem 90 pontes sobre rios e córregos, todas monitoradas pelo Semasa, que tem entre suas atribuições a manutenção do sistema de drenagem da cidade.
Ponte na Avenida dos Estados, próximo a Santa Terezinha, sofreu danos irreversíveis em janeiro | Foto: Vitor Lima

O diagnóstico preventivo é realizado por uma empresa terceirizada com supervisão de engenheiros e técnicos do Semasa. Quando aponta problemas e necessidade de intervenção, um projeto de manutenção é desenvolvido.

O programa, que começou no final de janeiro, assim que foi detectado o solapamento na rotatória de Santa Terezinha (av dos Estados), já resultou em intervenções em duas pontes: uma do Tamanduateí (av. dos Estados junto à av. Eng. Olavo Alaísio de Lima) e outra do córrego Guarará (av. Cap. Mário Toledo de Camargo com a Rua Cisplatina).

Ao todo, o trabalho será realizado em 15 locais do rio Tamanduateí, 9 do córrego Guarará e 5 do ribeirão Oratório (próximos da rua Oratório, na divisa com o município de São Paulo). Ainda serão analisados pontilhões nos córregos Cassaquera (av. Prof. Ignácio de Anhaia Mello), Itrapoã (av. Giovanni Batista Pirelli) e Taióca (av. Pereira Barreto e rua Thales dos Santos Freire) – 2 locais cada; e nos córregos Utinga (av. Dom Pedro II), Beraldo (av. Industrial), Jundiaí (rua Vieira de Carvalho),  Comprido (rua Paulina Isabel de Queiroz) e Apiaí (rua Amambaí) – 1 local cada.

Um total de R$ 200 mil está sendo investido no programa preventivo e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 60 dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário