segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O ABC faz também vencedores Alckmin e França

Por Carlos A.B. Balladas

As últimas pesquisas relativas ao primeiro turno publicadas pelo jornal ABC Repórter sobre os pleitos de Santo André e São Bernardo do Campo, uma delas publicadas aqui neste blog, e as pesquisas publicadas pelo jornal Imprensa ABC relativas à cidade de São Caetano do Sul foram as que mais se aproximaram dos resultados finais.

O levantamento da Sebram (http://jornalpfinal.blogspot.com.br/2016/09/pesquisa-mostra-acirramento-da-disputa.html) publicado na quinta-feira (28) previa um crescimento do nome de Paulinho Serra na reta final do período eleitoral, o que de fato ocorreu, até de forma inesperada para todos que acompanham o processo eleitoral. Paulinho Serra (PSDB) abocanhou votos de Aidan Ravin (PSB), ao se comparar os dados das pesquisas publicadas e o resultado do primeiro turno, e da quarta colocação que ocupava no início da campanha, concluiu o período em primeiro lugar com folgada vantagem sobre o segundo colocado, Carlos Grana (PT).

Márcio França e Geraldo Alckmin devem fazer "dobradinha" em 2018
A pesquisa realizada em São Bernardo do Campo, cujo contratado foi o Instituto Vox Populi, ofereceu uma antecipação dos resultados, já que previu a disputa no segundo turno entre os candidatos Orlando Morando (PSDB) e Alex Manente (PPS), excluindo da disputa Tarcísio Secoli (PT).

Em São Caetano do Sul, o semanário Imprensa ABC publicou várias pesquisas sempre com José Auricchio Jr (PSDB) à frente de Paulo Pinheiro (PMDB), que deve deixar a Prefeitura depois de apenas um mandato.

ABC altera seu mapa político
Os resultados do primeiro turno mostram um alteração no mapa político do ABC. Das sete cidades, o PSDB já tem dois prefeitos - Maranhão, de Rio Grande da Serra e Auricchio de São Caetano do Sul, com ótimas chances de chegar a quatro, com disputa o segundo turno em Santo André e São Bernardo do Campo,  fazendo com que a legenda domine a região em número de prefeitos.
O PSB já elegeu Kiko Teixeira em Ribeirão Pires, e tem a chance de eleger Átila Jacomussi em Mauá.
Por fim, em Diadema, o atual prefeito Lauro Michels, filiado a PV, uma legenda que sempre apoiou o PSDB em São Paulo, pode se reeleger ao vencer do candidato do PRB, Vaguinho.

Teremos, portanto, uma cartografia partidária redesenhada no ABC, o que deve favorecer as candidaturas do atual vice-governador Márcio França (PSB) ao governo do estado e de Geraldo Alckmin (PSDB), que não nega suas pretensões de ser novamente candidato à Presidência da República em 2018.  Diferente do que declarou o senador Aloysio Nunes (PSDB) em sua visita a Santo André, Alckmin terá todas as credenciais para tanto, se depender de seus candidatos eleitos nestas eleições, em especial de João Dória (PSDB) na capital.

As vitórias do PSB e PSDB no ABC prenunciam sucesso nas empreitadas de Marcio França e Geraldo Alckmin em 2018.





Nenhum comentário:

Postar um comentário