segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Semana Mesa SP começa nesta terça-feira

Da Redação

Um dos maiores eventos de gastronomia da América do Sul, a Semana Mesa SP terá a participação da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento ocorre de terça (25) a quinta-feira (27) no Centro Paula Souza (Rua General Couto de Magalhães, 145, Santa Ifigênia), na capital paulista. 

Na programação, destaque para a palestra “Cogumelos comestíveis, batatas coloridas e azeite de Macaúba: as novas apostas da agricultura paulista na linha dos chefs”, que ocorre no dia 27, às 14h30, ministrada pelo pesquisador do Polo Regional de Monte Alegre do Sul da Agência, Daniel Gomes. 

“O pesquisador científico trabalha para desenvolver uma planta altamente produtiva, resistente a doenças e com característica de interesse dos agricultores. Os chefs têm outra visão: querem produtos gostosos, aromáticos, com características diferentes. A ideia é congregar essas duas visões”, afirma o pesquisador. 

Outro ponto que será abordado por Gomes em sua apresentação são os produtos desenvolvidos pela pesquisa paulista e que são consumidos diariamente pela população e pelos chefs de cozinha, por exemplo, o feijão carioquinha, desenvolvido e melhorado geneticamente pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA), ligado à APTA, e o arroz preto, também desenvolvido pelo IAC e, atualmente, utilizado por grandes restaurantes.

Parceria 
Desde 2015, a Agência realiza pesquisa em conjunto com o curso técnico de cozinha da Escola Técnica Estadual (Etec) Professor Camargo Aranha, em São Paulo. O projeto disponibiliza ingredientes de alta qualidade, desenvolvidos pela APTA, para os estudantes e professores testarem suas características gastronômicas. Os alunos já trabalharam com cogumelo fresco e estão testando as variedades de batata com polpa colorida. A ideia é que no próximo ano comecem a trabalhar com cafés especiais.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, o trabalho é importante para aproximar a pesquisa científica da população. “Esta é uma recomendação do governador Geraldo Alckmin para a Pasta. Mostrar esses produtos para esse público é importante também para criar novas demandas e melhorar a renda de nossos agricultores”, afirma. 

Para mais informações e inscrições para o Semana Mesa SP clique aqui e acesse o portal do evento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário