segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Bom Prato da Lapa adota menu vegetariano às segundas-feiras

Da Redação

Desde a última segunda-feira (10), o restaurante "Bom Prato da Lapa" passa a aderir à campanha mundial "Segunda sem Carne", que incentiva a população a substituir uma vez por semana a carne animal por proteína vegetal. O objetivo da campanha é diminuir os impactos ambientais e orientar sobre a alimentação consciente. A unidade da Lapa, na zona oeste de São Paulo, é a terceira das 51 unidades do Programa Bom Prato a aderir ao projeto.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo (SEDS-SP), o Deputado Estadual Roberto Tripoli (PV-SP), a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e a Fundação Comunidade da Graça, entidade gestora da unidade da Lapa.

Às segundas-feiras a unidade oferecerá cardápio vegetariano | Foto: Reprodução
Em almoço-teste realizado no último dia 19/09 na unidade, o cardápio vegetariano recebeu aprovação de 93% dos frequentadores, de um total de 580 pessoas entrevistadas. Nas outras duas unidades onde a Segunda Sem Carne já está implementada - Santo Amaro (zona sul da capital) e São Miguel Paulista (zona leste da capital) - o menu vegetariano também contou com mais de 90% de aprovação.

O Bom Prato da Lapa serve diariamente refeições subsidiadas - 300 cafés da manhã a R$0,50 e 1.600 almoços a R$1,00 - sendo que crianças até seis anos não pagam.

Somando as três unidades, já são servidas mais de 5.400 refeições com proteína vegetal - e não animal - toda segunda-feira, abrangendo três regiões da capital paulista.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, a campanha é uma oportunidade para que o público descubra novos sabores sem perda de qualidade e valores nutricionais. "Além disso é uma forma de atendermos aos objetivos do Desenvolvimento  Sustentável da ONU ao garantimos a segurança alimentar, a boa saúde, o respeito ao meio ambiente, o incentivo ao consumo consciente e ainda ajudarmos no combate às alterações climáticas", afirma.

O deputado estadual Roberto Tripoli (PV-SP) foi um dos idealizadores do projeto. "Pelos animais e pelo planeta, temos que difundir a possibilidade de uma alimentação rica e saborosa sem a proteína animal", defende. "Temos o dever de repensar nossas atitudes e nosso consumo, inclusive na questão alimentar”.

"A produção de carnes representa hoje cerca de 15% das emissões de gases do efeito estufa em todo o mundo, e no Brasil é a principal causa de desmatamento e desperdício de água. A sociedade civil aplaude a adesão do Bom Prato da Lapa à campanha Segunda Sem Carne, que beneficia não apenas a saúde das pessoas, mas também a saúde do planeta", diz Mônica Buava, gerente de campanhas da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

O almoço inaugural da campanha na Lapa contou com o cardápio composto por salada de alface e escarola, arroz, feijão, soja à pomarola, macarrão ao alho e óleo com brócolis, suco de uva, mexerica de sobremesa e pãozinho para acompanhar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário