quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Relógio da UFABC é novo cartão postal da região

Por Vitor Lima

O campus de Santo André da Universidade Federal do ABC (UFABC) abriga, desde o início do mês, um novo cartão postal da cidade. Isso porque, no último dia 7, os dois relógios instalados no alto da torre F do complexo começaram a funcionar. 

Relógio no topo da torre de 76 metros de altura chama a atenção | Foto: Vitor Lima
A torre possui 76 metros de altura (equivalente a um prédio de 25 andares) e, além do relógio, abriga o conjunto de reservatórios de água que abastecem a universidade e um mirante com vista privilegiada da região. Contudo, todas as intervenções planejadas para o prédio devem ser concluídas apenas em março de 2017 e têm um custo estimado de R$ 5,7 milhões. 

Os relógios (um no lado oeste; o outro, no leste) ocupam espaço de 11 por 11 metros, no topo da edificação e chamam atenção dos motoristas que passam pela Avenida dos Estados e também de pedestres e moradores. Embora já esteja funcionando, o mecanismo ainda não está completo. O medidor receberá, em breve, sistema de iluminação, que tornará o monumento ainda mais bonito durante a noite. 

Quem vem pela Avenida dos Estados sentido São Paulo se depara com o monumento | Foto: Vitor Lima

Imponente, o relógio agradou os estudantes em bacharel de Ciência e Tecnologia Alan Dias e Daniel Koo Jung. Dias revela que conhecia o projeto desde a planta e sempre aprovou a iniciativa. “Não tem como não reparar nele. É muito bonito”, comenta. Jung, além de enaltecer a beleza do monumento, ressalta que o mecanismo é “útil” principalmente para pessoas que, como ele, andam sem relógio de pulso. 

Mirante 

Até o momento, não se sabe se o mirante ficará aberto ao público após o término das obras. Por meio da assessoria de imprensa, a instituição esclarece que ainda “não tem definida uma política de acesso/visitação ao mirante”. O local fica abaixo do relógio, a 62 metros do solo. A reportagem do Ponto Final visitou as obras da torre e teve acesso, com exclusividade, ao mirante. 

Mirante, a 62 metros do chão, proporciona vista privilegiada da região | Foto: Vitor Lima

Após subir 350 degraus (a instalação do elevador ocorrerá em breve), a reportagem se deparou com uma ampla visão da região. No lado leste, é possível visualizar outro ponto marcante da cidade, o Moinho São Jorge e, ao fundo, os prédios do bairro Campestre e de São Caetano do Sul. Ainda deste lado, o mirante proporciona vista privilegiada de Utinga, Vila Metalúrgica e Vila Camilópolis. 

No lado oeste, é possível enxergar até o Polo Petroquímico, em Mauá, e a região do Jardim Alteza e Vila América. Do alto do mirante também é possível ver o Grand Plaza Shopping, Parque Prefeito Celso Daniel e os edifícios do bairro Jardim e do Centro da Cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário