quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Moradores recebem Centro Comercial no Parque São Bernardo

Da Redação

O dia foi de festa no Parque São Bernardo. É que nesta quarta-feira (26) o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, entregou para oito famílias as chaves dos boxes do Centro Comercial construído pela Prefeitura. A cerimônia de inauguração do espaço, situado à Rua Minas Gerais, s/nº, reuniu moradores e secretários municipais.

A construção do Centro Comercial faz parte do projeto de urbanização do Parque São Bernardo, Alto da Bela Vista e Novo Parque. O objetivo é assegurar o direito a moradia adequada e eliminar condições de risco às famílias que moravam em áreas sujeitas a deslizamentos. Ao todo, serão beneficiadas 3.195 famílias.

O projeto de urbanização é resultado de dois contratos firmados entre a Prefeitura com o governo federal (Caixa Econômica Federal), no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e dois convênios com o governo do Estado de São Paulo.

Oito famílias foram beneficiadas com a ação | Foto: Raquel Toth

O Centro Comercial é composto por oito boxes comerciais de 29 metros quadrados cada, dois banheiros, e atenderá as famílias cadastradas da própria área que desenvolviam atividades comerciais em imóveis removidos no processo de urbanização. Lei municipal proíbe a venda de bebida alcoólica no espaço.

Para viabilizar as condições de moradia, as ações foram organizadas em três frentes: medidas de ordem jurídica (disponibilização das áreas para a regularização); a urbanização em si, que prevê, entre outras ações, parcelamento do solo e implantação de sistema viário no entorno, a construção das moradias e implantação de áreas verde e de lazer; e o trabalho social junto às famílias.

Do total de famílias atendidas, 754 receberão novas moradias, sendo 14 casas e 740 apartamentos (584 já entregues); 58 terão os lotes urbanizados; 582 serão beneficiadas com regularização de imóveis produzidos/urbanizados e outras 1.801, que já possuíam lotes consolidados no local, serão beneficiadas com obras de urbanização e regularização.

Sônia de Jesus Alves, 62 anos, é uma das beneficiadas pelo projeto. Há três anos ela se mudou para um dos apartamentos entregues e, nesta quarta, recebeu as chaves de um dos boxes do Centro Comercial. “É a realização de um sonho. Passei 20 anos em um barraco e sobrevivia vendendo salgadinhos, bolo, café e caldo de mocotó. Agora vou retomar”, disse. Ela mora no bairro há 30 anos.

Na entrega das chaves o prefeito destacou os avanços sociais conquistados pela população local. “Quem mora há bastante tempo aqui sabe dos problemas enfrentados pelas famílias no passado, como os deslizamentos. Sabe também que no nosso governo trabalhamos bastante para eliminar as áreas de risco, entre outras ações de inclusão”, pontua. Foram investidos no projeto - entre obras, regularização fundiária e trabalho social - R$ 107 milhões



Nenhum comentário:

Postar um comentário