segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Paulo Serra será o novo prefeito de Santo André

Por Vitor Lima

Com 78,21% dos votos válidos (276.575), Paulo Serra (PSDB) impôs uma derrota acachapante ao candidato a reeleição Carlos Grana (PT) neste domingo (30) e se tornou o prefeito mais votado da história de Santo André. 

O candidato eleito foi para o segundo turno com uma expressiva vantagem em relação ao adversário. Com novos apoiadores, Serra obteve mais que o dobro de votos do primeiro turno. Grana, por sua vez, estacionou. O atual prefeito teve a preferência de 21,79% do eleitorado, com 77.069 votos, apenas 9.441 a mais que no primeiro pleito.  

Logo após o término da votação, os apoiadores do tucano começaram a se reunir no Ocara Clube para acompanhar a apuração dos votos. Com direito a muitos fogos e cerveja liberada, os militantes festejavam a vitória, que já era dada como certa. 

Paulo Serra e sua militância festejaram a vitória no Clube Ocara | Foto: Divulgação

Por volta das 19h40, com 100% dos votos apurados, Serra chegou ao local, declarou estar surpreso pela quantidade de votos e comentou o resultado que, segundo ele, “está ligado ao sentimento de esperança” dos eleitores. “A população foi extremamente carinhosa com nosso projeto e essa votação mostra isso. Mas, quanto maior a vitória maior a nossa obrigação, maior a nossa responsabilidade”, ressalta. 

Mesmo com a rivalidade entre Serra e Grana criada pelas eleições, o tucano disse estar convicto de que a transição de governo será feita de forma harmoniosa. “Tenho certeza que a transição será muito tranquila, muito pacífica. O prefeito já me ligou e se colocou a disposição e, a partir da semana que vem, nós vamos iniciar esse processo”. 

Outro lado 

Eram poucos os petistas que acreditavam na vitória de Grana neste domingo. Quando no sábado (29) o partido orientou os militantes a acompanhar a apuração na sede do diretório municipal, no bairro Casa Blanca, o sentimento era de que a derrota já estava sacramentada. Isto porque, nas últimas eleições, a orientação era para que os apoiadores se dirigissem ao Sindicato dos Metalúrgicos, um espaço maior e com mais estrutura para receber a festa da vitória. 

Com apenas 36% dos votos apurados, o prefeito apareceu e saudou os militantes, já reconhecendo a derrota. Na avaliação do partido, a gestão petista foi boa, mas a conjuntura nacional e os escândalos de corrupção que atingem a alta cúpula do partido foram determinantes para a derrota de Grana. 

No fim da apuração, o prefeito subiu no palanque e defendeu a reconstrução do PT. “Nós precisamos reconstruir a nossa relação com a sociedade. Precisamos reconquistar a nossa credibilidade. Eu não vejo outra forma de fazer isso a não ser recuperar os princípios que nortearam a criação do Partido dos Trabalhadores, em 1980”, disse. 

ABC tucano 

Desde a criação do PT, essa é a primeira vez que o partido fica sem nenhuma prefeitura no ABC. Os resultados deste domingo consolidam a vitória do PSDB que, também pela primeira vez na história, comandará as três cidades do ABC (além de Santo André, com Serra, Orlando Morando comandará São Bernardo do Campo na próxima gestão e Auricchio será o chefe do Executivo em São Caetano do Sul). 

Para Serra, este é um fator positivo para a região. “Isso só vai ajudar, o diálogo fica mais fácil, as tratativas mais transparentes e todo mundo com a mesma identidade. Acho que o ABC ganha muito”, afirma, logo após lembrar que a capital também será comandada por um tucano, João Dória.



Nenhum comentário:

Postar um comentário