sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Centro de Operações Integradas de Segurança do Estado será inaugurado em outubro

Redação

O 1º Centro de Operações Integradas (COI) de Segurança do Estado, com sede em São Bernardo do Campo, teve sua data de entrega oficializada pelo prefeito Orlando Morando: 14 de outubro. Com a presença do governador João Doria, o chefe do Executivo deu início a contagem regressiva, na última quarta-feira (25), acompanhado dos secretários coronel Carlos Alberto dos Santos (Segurança Urbana) e Luciano Eber (Obras e Planejamento Estratégico), além de vereadores da base aliada.

Em vistoria realizada nas obras do novo equipamento, Morando confirma data de entrega para 14 de outubro | Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Localizado no Centro da cidade, em prédio de 1.900 metros quadrados, o COI fica na Avenida Redenção e abrigará as operações do Batalhão Especial da Polícia Militar (Baep), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), da Delegacia do Idoso, da Polícia Civil, além da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil. Ao todo, o local abrigará cerca de
400 agentes de Segurança.

“Com a entrega do 1º COI do Estado consolidamos um novo modelo de integração de forças policiais em um só espaço. Trata-se de um desejo antigo dos governantes e que será consolidado pela gestão do governador João Doria. A Prefeitura de São Bernardo entregará um moderno equipamento de segurança 100% concluído para atender tanto a nossa cidade como os demais municípios do ABC”, afirma Morando.

Para o chefe do Executivo, tanto a excelente localização do prédio – a menos de um quilômetro da Rodovia Anchieta, que facilita a conexão com as outras cidades –, quanto o bom prédio contribuiu para que São Bernardo fosse sede do equipamento de segurança. “O Governo do Estado não colocou um centavo nas obras deste espaço. Tudo está sendo feito com recursos municipais e da iniciativa privada. A partir de 14 de outubro, ele será transferido ao Governo do Estado, que será responsável pela sua manutenção”, complementa o chefe do Executivo.

Monitoramento 
Nas dependências do COI, agentes da Polícia Militar e Civil poderão ter acesso em tempo real às 400 câmeras de monitoramento espalhadas por São Bernardo do Campo, além das 273 câmeras com a tecnologia do Detecta. O espaço, que recebeu investimento de R$ 2 milhões da iniciativa privada e da Administração Municipal para sua reforma, contará ainda com acomodações e refeitório para atender cerca de 270 agentes do Baep, primeira tropa com padrão “das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota)” de policiamento no ABC.

Integração
 O Centro Integrado de Monitoramento (CIM), que fica no Centro de São Bernardo do Cammpo, prestará também suporte para agentes alocados no COI. “Nossos profissionais da GCM abrigados no CIM trabalharão de maneira conjunta com os agentes da Polícia Civil e Militar”, afirma o secretário de Segurança Urbana.

2 comentários:

  1. Excelente notícia. Quem sabe no futuro teremos as forças policiais unidas e otimizando os recursos do Estado.

    ResponderExcluir
  2. Não restam dúvidas que o investimento em segurança pública, em especial no video monitoramento, produz um significativo resultado na queda dos índices de violência. Valorizar as Guardas Municipais e manter a uma qualificação permanente do setor de inteligência é o futur.
    https://magnusrossi.com.br/

    ResponderExcluir