segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Corredor ABD ganha serviço de transporte coletivo sob demanda

Da Redação

Em sinergia com a Semana Nacional da Mobilidade, a Metra, operadora do Corredor ABD e sua extensão Diadema-Brooklin, em parceria com a UBus, lançaram na quarta-feira (25), no Congresso ANTP de Mobilidade Urbana - Arena ANTP 2019, realizado em São Paulo, um novo serviço de transporte coletivo urbano sob demanda, via aplicativo e com a utilização de ônibus exclusivos no Corredor São Bernardo-Berrini.

A linha seletiva 376-SBC da Metra inova por ser a primeira a oferecer um transporte urbano diferenciado, com a compra de passagem via aplicativo, em corredor exclusivo e com veículos de última geração, com os mais avançados recursos tecnológicos, como entretenimento a bordo via streaming, Wi-Fi de banda larga, tomadas USB em todas as poltronas, ar-condicionado e assentos que podem ser escolhidos e reservados.

Novo serviço conta com ônibus exclusivos e diferenciados em corredor segregado | Foto: Pamela Carvalho

De acordo com Maria Beatriz Setti Braga, diretora executiva da Metra, o objetivo é atrair mais clientes para o transporte coletivo, fundamental para a melhoria da mobilidade urbana e da preservação ambiental. “Criamos um serviço diferenciado e exclusivo que alia os benefícios do transporte coletivo em relação ao transporte individual, tais como redução de emissão de poluentes e do congestionamento, com as vantagens de o usuário otimizar o seu tempo, com acesso à internet de alta velocidade, conforto, segurança e pontualidade. Dessa forma, pode aproveitar o tempo do trajeto para se dedicar a atividades mais produtivas e agradáveis”, explica Beatriz.

Os veículos utilizados no novo serviço são exclusivos e diferenciados e têm portas dos dois lados para embarque e desembarque, com acesso para pessoas com mobilidade reduzida, oferecendo maior segurança e comodidade para os usuários. Os ônibus são do modelo Paradiso 1050, com chassi Mercedes-Benz O500, com motor traseiro e capacidade para 46 passageiros sentados.

Diferente de outros serviços similares já existentes, na linha 376-SBC da Metra todos os passageiros irão sentados e as paradas serão somente para embarque e desembarque de quem reservar o assento pelo aplicativo UBus.

A nova linha 376-SBC vai operar nos corredores entre São Bernardo e São Paulo. Os ônibus sairão do Terminal Metropolitano São Bernardo e seguirão até a Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, com algumas paradas ao longo do percurso. Durante a semana o primeiro coletivo saí às 05h00 e o último às 20h15, considerando saída do Terminal Metropolitano de São Bernardo.

O UBus é um aplicativo que foi criado com o objetivo de unir passageiros e empresas de ônibus. A intenção é oferecer um transporte coletivo de excelência, confortável, com todas as comodidades dos aplicativos por demanda, só que com uma vantagem: o preço.

O app foi o primeiro a ser lançado no Brasil com essa ideia. Entre as comodidades será possível ver o ponto de embarque com vista panorâmica de 360º. O usuário poderá baixar o aplicativo UBus gratuitamente, disponível nas versões Android e IOS. Para o cadastro, é preciso colocar dados pessoais e forma de pagamento, como dinheiro ou cartão de crédito ou ainda a opção do bilhete BOM, o que facilita ainda mais o bem-estar do passageiro.

O app também é simples e autoexplicativo. Basta fazer a solicitação para o endereço desejado e colocar o ponto de partida. O aplicativo verifica a rota, informa as opções de marcação de assento, horário do embarque e dá uma previsão do desembarque, valor da passagem e pronto.

Ao entrar no ônibus o usuário valida a sua passagem com a leitura do QRcode (que fica disponível na entrada do veículo) através do aplicativo. Simultaneamente as informações aparecem para o motorista em um tablet que fica anexado ao painel do veículo. Assim, ele pode acompanhar todos os dados relacionados à viagem.

Para Milena Romano, vice-presidente do UBus, o lançamento da parceria entre o aplicativo e a Metra no Arena ANTP 2019, é fundamental para inspirar o setor e mostrar que é possível pensar em soluções de tecnologia para ajudar a resolver a questão da mobilidade no País.

“Oferecemos para o passageiro um ir e vir fácil, com conforto, segurança e sustentabilidade. Além disso, vai proporcionar ao usuário trabalhar, estudar ou descansar durante o percurso com total tranquilidade. O transporte On-Demand está ganhando cada vez mais espaço e fazer isso em grande escala é uma ótima solução para o problema de mobilidade nas grandes cidades do mundo. No final quem ganha é o passageiro”, finaliza Milena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário