segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Contrato de financiamento para obra de canalização do córrego Utinga é assinado

Redação

O prefeito Paulo Serra assinou na última sexta-feira (30) o contrato de financiamento para realização de obras de canalização de um trecho do córrego Utinga. As obras serão realizadas por meio do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) e terão investimento total de aproximadamente R$ 3,7 milhões, já com a contrapartida do município.

A estimativa do Semasa é dar início às obras em janeiro de 2020 | Foto: Angelo Baima/PMSA 

As intervenções contemplarão um trecho de 400 metros do curso d'água – entre a Estrada de Ferro e a Avenida dos Estados – cujas margens do córrego serão recompostas, incluindo a recuperação de cerca de 200 metros paralela à Rua Comendador Júlio Pignatari, que sofreu interdição em razão do processo erosivo do córrego.

Por conta da ação da chuva, ao longo dos anos, esta parte do córrego Utinga sofreu erosão e o canal causou solapamento da via, interditando parte da Rua Comendador Júlio Pignatari. O assoreamento do curso d'água também tem prejudicado o rio Tamanduateí, que acaba recebendo entulho e sedimentos vindos do córrego.

A obra visa reduzir as enchentes no local, melhorando a captação das águas e o deságue junto ao rio Tamanduateí, evitando futuros problemas com erosão das margens e assoreamento do canal. Além disso, as intervenções beneficiarão os moradores que residem junto ao Núcleo dos Ciganos, ao viabilizar o processo de urbanização do assentamento  e, assim, diminuir os riscos para quem mora no entorno da canalização.

A estimativa do Semasa é dar início às obras em janeiro de 2020. Os trabalhos devem durar seis meses. Já os recursos são provenientes do programa Avançar Cidades, do governo federal.               

Nenhum comentário:

Postar um comentário