sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Intolerância religiosa cresce em São Paulo

Redação

Na cidade de São Paulo, no primeiro quadrimestre do ano, segundo dados da Polícia Civil, a intolerância religiosa cresceu em comparação com o mesmo período do ano anterior: foram 562 notificações entre janeiro e abril de 2019 – em 2018 foram 280. Para combater a intolerância religiosa, católicos franciscanos e muçulmanos se reunirão em 28 de setembro, a partir das 21h, na Mesquita de Santo Amaro (Av. Yervant Kissajikian, 1130, em São Paulo).

Muçulmanos e católicos franciscanos se unem, em 28 de setembro, na Mesquita de Santo Amaro, para celebrar um gesto de tolerância ocorrido há 800 anos: o encontro entre São Francisco de Assis e o Sultão Al-Malik al Kâmil al Ayoubi | Imagem: divulgação

Na ocasião, eles recordarão um gesto de tolerância religiosa ocorrido há 800 anos: a visita de Francisco de Assis ao Egito, quando se encontrou com o líder religioso muçulmano, o Sultão Al-Malik al Kâmil al Ayoubi. O evento acontecerá

Os dados da polícia não revelam as religiões alvo de intolerância, mas foram registrados, em média, cinco boletins de ocorrência por dia especialmente em delegacias localizadas nos extremos sul e norte da cidade. Os distritos com mais ocorrência foram o 47º DP (Capão redondo) e o 73º DP (Jaçanã).

Já o evento é fruto de um convite da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, prontamente aceito pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), e conta com o apoio da União Nacional Islâmica e da Sociedade Beneficente Muçulmana.

Francisco de Assis navegou rumo ao Egito movido pelo desejo de ir ao encontro dos muçulmanos. Na ocasião, cristãos e muçulmanos se viam como inimigos e o clima era de total animosidade. No entanto, o santo católico foi recebido pelo líder religioso muçulmano, o Sultão Al-Malik al Kâmil al Ayoubi, com benevolência e hospitalidade. E a partir desta visita, Francisco fez importantes reflexões sobre a missão dos Frades Menores.

Foi o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, o Frei Michael Anthony Perry, que encorajou franciscanos de todo mundo a procurar os muçulmanos, imitando o gesto de São Francisco de Assis: "Nós vivemos um tempo em que pessoas de várias crenças divulgam uma demonização dos muçulmanos e incitam outros a terem medo deles. Além do estudo e da oração sobre os temas do encontro e diálogo, eu encorajo os seguidores de Francisco que carecem de um contato especial com o Islam a retomarem a experiência de nosso fundador ... Vá conhece-lo ou conhecê-la ... Tente aprender ou apreciar o que a experiência de Deus anima nele ou nela ..."

O vice-presidente da Fambras, Ali Zoghbi, reforça a alegria, como muçulmano, de receber os católicos franciscanos e celebrar os 800 anos do encontro entre São Francisco de Assis e o Sultão Al-Malik al Kâmil al Ayoubi. "É mais uma forma de mostrar o que tanto nos empenhamos em promover: o diálogo inter-religioso. Vivemos tempos difíceis, marcado por intolerância religiosa, e isto precisa ser combatido. E no que tange à islamofobia, só venceremos este tipo de preconceito com oportunidades de mostrar o verdadeiro Islam – uma religião que promove a paz, a tolerância, a compaixão, a justiça social e, acima de tudo, a preservação da vida", afirma o vice-presidente.

Ainda em fase de organização, o evento contará com a presença de autoridades religiosas, políticas e diplomáticas, além de fiéis católicos e muçulmanos. 

Fazem parte da programação, entre outras ações, a visita dos franciscanos à Mesquita; apresentações culturais e o mais importante: a assinatura de um documento – pelo Sheik Mohamed al Bukai, a Irmã Cleusa Aparecida Neves, Presidente da Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB) e o Frei César Külkamp, Presidente da Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB) – que registrará os principais compromissos assumidos por ambas as religiões, a partir da celebração: seguir promovendo o diálogo muçulmano-cristão e unir forças em prol de objetivos comuns, como a promoção da justiça social, a paz e a liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário